domingo, 12 de dezembro de 2010

O desalento do anjo


                  Angelus Novus é uma aquarela do pintor suíço Paul Klee.Na pintura ( que não é essa que aqui coloquei:ela me assustou tanto.....)uma desajeitada figura angélica parece voar em marcha ré,com os olhos fixos no caminho que vai deixando para trás.
                 Walter Benjamim,filósofo alemão (1982 - 1940) escreveu sobre  ela: " O anjo da história deve ter esse aspecto.Seu rosto está dirigido para o passado.Onde nós vemos uma cadeia de acontecimentos,ele vê uma catástrofe única,que acumula incansavelmente ruína sobre ruína e as dispersa a nossos pés.O anjo gostaria de deter-se para acordar os mortos e juntar os fragmentos.Mas uma tempestade sopra do paraíso e prende-se a suas asas com tanta força que ele não pode mais fechá-las.Essa tempestade o impele irresistivelmente para o futuro,ao qual ele vira as costas,enquanto o amontoado de ruínas cresce até o céu.Essa tempestade é o que chamamos de  progresso."
                  Li essa reportagem na revista Vida Simples de dezembro/ 2010 e fiquei impressionada: escrita há mais de sessenta anos ela continua real: as ruínas da humanidade se acumulam muito e tanto ,que vai nos sufocar e extinguir.Não gosto de ficar de braços cruzados assistindo   meu  planeta ruir.Convido a todos para um reflexão: o que estou fazendo( ações) para impedir que isso aconteça? Eu tenho consciência da minha importância: meu pequenos gestos cotidianos de cuidado com meu meio ambiente e minha gentileza com o outro ser humano são escolhas.Eu as tranformo em ferramentas de regeneração desse anjo desalentado: quero fazê-lo acreditar que é possível: vamos transmutar o caos em paraíso.Aqui!Agora!

3 comentários:

  1. Será que nós assinamos revista errada? Vc lê tanta coisa interessante que a mim passa batido.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por compartilhar esta reportagem. Concordo com voce qdo diz que nossos pequenos gestos cotidianos fazem diferenca, e refletem no todo.

    ResponderExcluir
  3. Amiga: a revista é a mesma..rs...apenas o exercício de postar aqui todos os dias exige de mim uma facilidade que não tenho: a expressão criativa!Por isso,lanço mão das minhas leituras.....beijos esclarecedores da maria neusa

    ResponderExcluir