sábado, 18 de dezembro de 2010

" Se bem me lembro..."


                       Crônica familiar: é uma pequena história,escrita há anos.Uma manhã,uma fazenda,um carro-de-boi,um guia e vários meninos rindo,felizes.Uma pedra no caminho,o carro se desiquilibra.Os primos se agarram,um irmão pula e o outro fica dependurado com as pernas no ar, a poucos centímetros da roda.O pai corre,corre,corre e salva  o filho de ter as pernas esmagadas.Alívio! E risadas nervosas na hora de contar para a mãe.( esse foi o fato que relatei....)

                      - Tenho uma sobrinha de dez anos,terminando o quarto ano do ensino fundamental.A proposta, trabalhada com a professora de Língua Portuguesa, foi entrevistar uma pessoa  da família .Fiquei surpresa : ela me escolheu e, toda compenetrada, veio me entrevistar numa quente manhã de sábado.Passamos horas conversando e ela querendo saber detalhes: quantos anos eu tinha quando o fato escolhido acontecera,por que a fazenda tinha aquele nome.....Beijos de agradecimentos e lá se foi ela, toda faceira,pronta para a segunda etapa: transformar aquela memória em um conto na primeira pessoa.Meses depois recebi o convite para o lançamento do livro de contos da turma( antes eu enviara uma foto minha).Numa escaldante noite de dezembro pais e convidados se reuniram e viram,emocionados,as crianças autografarem o livro coletivo."Vai ter coquetel depois",me sussurrou a sobrinha,toda feliz.Sessão de fotos e risos.Nossa noite terminou na sorveteira da praça.E continua aqui,nessa minha reflexão: a escrita e a leitura devem ser próximas das crianças.Devem ser por elas apropriadas e transformadas em experiências lúdicas de reeleituras.

Um comentário:

  1. Linda crônioca,Neusa...um beijo,tudo de bom,chica e desde já, um FELIZ NATAL!

    ResponderExcluir