quinta-feira, 28 de abril de 2011

Baú de memórias - 1 -


                                            Perfeição

            Céu escuro,nuvens pesadas,um frio cortante,em pleno final de agosto.Cinco minutos antes das 18 horas,chegamos ao Teatro Gravatá.Íamos assistir a "Ensina-se a viver",roteiro  e direção de Osvaldo André.
Um projeto beneficiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura,que contempla a terceira idade.Os convidados principais da noite eram os participantes de centros de convivência.Uma noite de surpresas!O teatro estava lotado.Pessoas de todas as idades esperando,ansiosas.
            Marco Túlio Clementino( 23 anos),violonista e compositor da nova geração de músicos divinopolitanos,inicia a primeira  das inúmeras músicas.Pensei,admirando-o:o talento não morreu.No entreato,mostrou composições de sua autoria.As outras são cançonetas circenses e canções de autoria de Aparecida Nogueira( 92 anos),atriz e ex-artista de circo.Ela domina o palco:canta,dança,narra sua história de vida,declama  poemas de Fernando Pessoa,Álvaro de Campos,dela própria e de Osvaldo André.
            A  atriz troca de figurino,em cena,atrás de uma arara onde estão suas roupas e os objetos que serão usados  na encenação,com a ajuda da amiga e camareira ( também assistente de direção) Lúcia Rodrigues.
            A platéia ora ri,ora chora.Aplausos explodem,em intervalos.
            A música e a fala se entrosam,numa perfeita simbiose.E me ponho a  refletir: somos todos - artistas e público- filhos da arte.E sempre voltamos a nossa casa: um espetáculo artístico.E dele nos alimentamos.
            Lá fora, a noite enregelou meu corpo. Mas a alma...ah!Esta cantava e declamava louvores à vida e se sentia aquecida.E se sabia eterna.

Maria Neusa Guadalupe em 01/ 09/ 2009

- Durante os dias da Semana Santa,além de ler..ler..ler..arrumei algumas gavetas.Reencontrei preciosidades,como esse artigo  que saiu num jornal local.Acho que vale a pena publicá-lo aqui...ele e os outros.Aguardem.

3 comentários:

  1. Lindo achado nesse teu baú! valeu! beijos,lindo dia!chica e como é bom encontrar coisas boas,né?

    ResponderExcluir
  2. Este seu texto me vez lembrar de um pesquisa que fiz com senhoras que tinham baú de recordações. Neusa, nunca me emocionei tanto com as histórias que saiam daqueles baús. Isto faz uns 5 anos. Hoje de novo ouvi aqui uma linda história, garanto que você tem um monte dentro deste seu baú.

    ResponderExcluir