segunda-feira, 4 de abril de 2011

14 - Efeito dominó

Efeito dominó


         Em 1993 minha mãe,aos 77 anos e morando novamente em Divinópolis,recebeu um pacote de livros,pelo Correio.E uma emocionante surpresa: o autor fora seu aluno no Grupo Escola Maria Tereza,na década de 1940,em São João del' Rei. E a dedicatória dizia: para minha professora primária,que me iniciou no amor pela literatura.
        Encantada com as histórias e as ilustrações,escrevi uma carta de agradecimento e a enviei à Editora.
        Anos depois eu ainda tinha uma curiosidade: será que ele a recebera?
        Recentemente,resolvi colocar o nome dele na internete e obtive uma lista enorme de informações.Através de seu site,escrevi um bilhete: eu queria lhe enviar o livro de histórias escrito por minha mãe em 1986 e que só agora conseguíramos editar.Em "Nossos animais de estimação" ela relembra os animais que possuíra na sua infância e, depois,os animais de estimação que os filhos criaram no fundo do quintal.As ilustrações foram feitas por Luís Gustavo,meu filho mais velho e são molduras perfeitas:alegria,cor e afetividade.
        O autor respondeu meu bilhete,enviando seu endereço em Belo Horizonte.
        Eu lhe enviei o livro mas não termina aqui essa minha história.Num domingo de março,o interfone toca e uma voz feminina diz: Tenho uma encomenda pra senhora,de BH.
Ao descer as escadas fico muda: o próprio autor,professor Ronaldo Simões Coelho,viera me agradecer e  me trazer um livro seu."Você se parece com sua mãe." E ali mesmo nas escadas conversamos rapidamente.Ele prometeu voltar com mais tempo.Eu lhe prometi um café com pão de queijo.
       Tentei,em vão,escrever um texto que retratasse minha emoção.E minha gratidão também.Só consegui esse relato,simples e direto.
       Os  sentimentos estão dentro de mim,egoístas.

Um comentário:

  1. Mas é um texto, lindo e eu vi muita gratidão e emoção neste nele. Tenho comigo que o Prof. Ronaldo também. Que bela história.

    ResponderExcluir