terça-feira, 30 de agosto de 2011

Escuta


"Tudo começa pela escuta
Se você não tem escuta, a crise o que é?
É um azar!

E você vai sucumbir porque a única crise intolerável é aquela para a qual
você não tem nenhum sentido para dar;
é aquela que você não interpretou
e para interpretar é preciso ter uma escuta.

Quando Salomão  podia ter pedido tudo,
ele pediu um coração que escuta e
tudo o mais lhe foi acrescentado."  (Roberto Crema)


-Quando sabemos que nosso coração escuta? Talvez quando passamos por cima do orgulho ferido,da vaidade e do rancor e abrimos os olhos e o coração para o abraço da Vida.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Aceita...


"ACEITA
AS SURPRESAS QUE 
TRANSTORNAM TEUS PLANOS,
DERRUBAM TEUS SONHOS,
DÃO RUMO
TOTALMENTE DIVERSO
AO TEU DIA E,
QUEM SABE,
À TUA VIDA.
NÃO HÁ ACASO.
DÁ LIBERDADE AO PAI,
PARA QUE ELE MESMO CONDUZA
A TRAMA DOS TEUS DIAS."
                                       (D. HÉLDER)
 
-Hoje recebi um email de um amigo muito querido:eu o chamo de doutor do meu coração .Apesar da distância eu o amo incondicionalmente e sempre que posso lhe escrevo falando de mim e escutando o que tem a me dizer.Os versos que me enviou hoje são esses de D. Hélder,a quem sempre admirei.Enquanto lia e me emocionava,o telefone toca. E a trama de meus dias futuros deu uma reviravolta nas mãos do Pai e eu chorei,agora de felicidade e gratidão.
          

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Para reflexão!


            " Sou capaz para o ilegal,o imoral e o insano,só não me sinto capaz para o injusto!"

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Livre


   "Só é verdadeiramente livre quem não tem medo do ridículo."

-Desde que li essa frase há 10 anos,eu tento.Às vezes consigo,outras não.Mas não desisto.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Campanha


" A gente precisa disso...
  Delicadeza com nós mesmos
  Delicadeza com os outros
  Delicadeza com o amor
  que borda tantas maravilhas
  com os seus fios perfumados de luz."
-Ana Jácomo -

- Li uma reportagem na Vida Simples do mês de julho e resolvi adaptar: escolhi 6 lugares( clínicas,lojas e o elevador do prédio onde moro) e vou pregar cartazes mensais, com o apelo: "Vamos fazer nosso mundo mais gentil."Hoje saí pelas ruas e fui bem recebida....um bom começo,não  é?
-

 

domingo, 21 de agosto de 2011

Saudades!!!!!


 "LEMBRANÇAS SÃO TATUAGENS DE LUZ!
                          
                             -ROSEANA MURRAY-

Para meu filho caçula Carlos Henrique e minha norinha Iara,"com açúcar e com afeto."

Intolerável exige Movimento


MOVIMENTO

"Parece que está começando no Brasil um movimento contra a impunidade dos corruptos. Passei dois dias no Hospital Pedro Ernesto no Rio de Janeiro, onde meu filho foi operado por uma equipe esplêndida. Quando acordou da anestesia ainda não podia beber água, mas quando já estava liberado para beber, não havia copo. Uma enfermeira maravilhosa abriu uma seringa e enchemos o seu invólucro com a água do bebedor, pusemos na seringa e ele foi bebendo diretamente da seringa. Uma hora depois conseguimos um copo de plástico. Não havia talheres. O médico receitou um dormonid para a noite, mas não havia. Só conseguiram o remédio às 3hs da manhã.O elevador não podia ser chamado ao toque de um botão, pois não havia botão, a porta tinha que ser esmurrada. A impressão era de que se estava num hospital de algum pós guerra. Tive a dimensão exata do que acontece quando dinheiro público é desviado. O Pedro Ernesto é um hospital universitário, um hospital de pesquisa e referência, deveria estar reformado, limpo, agradável. Mas o dinheiro não chega. Visitamos a Nesa, Unidade dos Adolescentes, que recebe dinheiro de fora do Brasil, pois seus projetos são pioneiros e aí é tudo limpo, agradável, digno.O dinheiro chega. Cada centavo que vai para o bolso de alguém ou para algum partido, é dinheiro roubado de uma escola, um hospital, uma biblioteca, um museu. Enquanto faltam copos no Pedro Ernesto e aparelhos de mamografia em muitos hospitais,e leitos, gente com cãncer às vezes tem que esperar um ano para ser operada, políticos vão fazer compras na Europa com dinheiro público . Compram mansões, compram ilhas. Já passou da hora. Corrupção existe no mundo inteiro, mas impunidade não. Dinheiro público é sagrado . Temos que gritar.
Acabo de receber o artigo que reproduzo abaixo:"


Intolerável

"Corrupção mata. Entender isso é fundamental para atacar um dos males que mais empatam o desenvolvimento socioeconômico e político do Brasil. Ainda há quem não veja a conexão entre corrupção e violência, mas elas estão intimamente ligadas.
Da mesma forma, devemos entender que a baixa eficiência e o mau funcionamento dos serviços do Estado estão tremendamente relacionados à cultura da corrupção, ao patrimonialismo, à falta de transparência e à baixa capacidade de mobilização social.
A morte da juíza Patrícia Acioli, no Rio, não é apenas um crime brutal. A execução de uma servidora pública correta e rigorosa com os crimes, principalmente os cometidos por agentes públicos, revela a força que as máfias têm no país. E o tamanho que elas adquiriram, graças à corrupção.
Quando a propina chancela e incentiva o desvio de conduta, torna-o cada vez maior. E chega a um ponto em que vê na lei um obstáculo que precisa ser removido, tirando do caminho quem a faz cumprir.
É na má política que se choca o ovo da serpente da violência policial e das relações espúrias entre poder de Estado e delinquência. Quem assistiu aos filmes de José Padilha "Tropa de Elite" e "Tropa de Elite 2" pode ver como a propina de todo dia fortalece a mão que aperta o gatilho contra os inocentes.
A morte de Patrícia Acioli é uma afronta ao Estado democrático de Direito. Ela não é apenas mais uma vítima. Era alguém que, no desempenho de suas funções, buscava combater a barbárie de grupos que querem controlar a vida de quem mora na periferia e, claro, o próprio Estado.
Matar uma juíza revela enorme convicção da própria impunidade. É uma declaração de guerra às leis, à democracia e à sociedade. Assim como é inaceitável que o Brasil conviva com a execução de uma juíza, também não é mais tolerável convivermos com o nível de corrupção que tem marcado o nosso país.
Vemos, na mídia, como a Índia, país com problemas maiores do que os nossos, desperta vigorosamente para o combate à corrupção. E o que falta para o Brasil? Quanto mais indignada for a resposta da sociedade aos escândalos e aos homicídios de cada dia, maior será o poder de reação contra essas mazelas no âmbito do próprio Estado.
A autoridade pública da menor à maior se sentirá fortalecida e incentivada a agir contra a corrupção, que é, em si, uma forma de violência contra a coletividade.
A faxina, então, deixa de ser rápida, como se faz quando chega uma visita inesperada, e passa a ser permanente, vigorosa, profunda. É desse nível de exigência que precisamos. Se nos acostumarmos a deixar barato, perderemos o controle do que é público, do que é de todos nós."

MARINA SILVA

sábado, 20 de agosto de 2011

Estréias,sempre

" Durante essas noites solitárias em frente `a lareira de minha casa,descobri fios muitos finos,um desenho,minha própria história.Abri as comportas do tipo de lembrança que parece um anseio melancólico por algo perdido ou por algo que nunca existiu. Acho que a maioria de nós tem isso,esse hábito potencialmente destrutivo de manter registros mentais que se acumulam ,se distorcem,depois se quebram e se espalham até os confins mais distantes da razão e da consciência.O que fazemos é acumular a dor,colecioná-la como peças de vidro vermelho. Nós a exibimos, a empilhamos.Até que ela se torna uma montanha na qual podemos subir,esperando e exigindo empatia e salvação. "Ei,está vendo isto aqui ? Está vendo como é grande a minha dor?" Nós olhamos para as pilhas dos outros,as medimos e gritamos: "Minha dor é maior  que a sua." É tudo meio parecido com a mania medieval de construir torres.Cada família demonstrava seu poder pela altura de sua torre pessoal.Mais uma camada de pedra,mais uma camada de dor,ambas medida de poder.Eu sempre me esforcei para derrubar minha pilha,para selecionar e rejeitar o máximo de entulho possível.
(...) Minha avó ,com o relato de sua mais horripilante dor,me deixou um legado:me proporcionou um ponto de vista que sempre seria útil para mim,um prisma através do qual eu iria examinar minhas próprias dores,de forma a dedicar a quantidade ideal de energia à gravidade e à solução dos problemas."( ...)
- Marlena de Blasi  in" Mil Dias Em Veneza-"

-Me lembrei desse trecho( li o livro há meses) ao  viver dois momentos dolorosos recentemente.Primeiro empilhei as dores junto às outras.Depois as exibi e pedi empatia e salvação.
Hoje tento derrubar essa pilha,tento selecionar e rejeitar o entulho.E tento "dedicar a quantidade ideal de energia à gravidade e à solução dos problemas."Difícil sair da rotina de vítima e passar a me responsabilizar pelas escolhas,pelas consequências e pela busca da cura.Um dia de cada vez,eu tento.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Emoção

Lavras, agosto de 2011

Querida amiga  MN


Eu estava aqui pensando em você e como eu gostaria de estar ao seu lado amanhã, que é o seu aniversário, para dar-lhe um abraço bem forte, um abraço que não deixasse nenhuma dúvida sobre o quanto é importante para mim a sua amizade. Afinal foi você quem me ajudou a aprender o valor do abraço. Lembra-se de como eu ficava rígida quando tinha que abraçar alguém, como se colocasse um escudo a minha frente para afastar de mim quem queria abraçar-me? Mas não foi só isso que você ensinou-me, não foi só isso que aprendi durante os anos de nossa convivência.
O relógio da sala de jantar acaba de bater a décima segunda badalada: então já é o dia do seu aniversário – 14 de agosto, o que faz de você uma leoa altiva e corajosa sempre pronta a enfrentar qualquer coisa por aqueles a quem ama: seus filhos e noras e seus netos, seus irmãos e sobrinhos, mas também seus amigos. Ah, sim, foi você que, com suas atitudes, me mostrou o valor da amizade. Eu achava o seu conceito de amizade interessante, mas acabei absorvendo-o completamente e por isso ele tornou-se meu também. Hoje posso dizer que tenho amigos em todos os graus de amizade, cada qual em seu compartimento, nenhum melhor que o outro, mas diferentes. E mais: não hesito em cortar as cabeças daqueles que não merecem esse nome: amigo, como você sempre fez.
Aprendi tanto com você e sem dúvida por isso tornei-me uma pessoa melhor. Aprendi a mudar de opinião sem receio de parecer fraca, mas compreendendo que só as pessoas corajosas e inteligentes mudam de opinião porque são capazes de reconhecer os próprios erros de avaliação e mudar a direção dos pensamentos e dos atos. Aprendi que idade não é empecilho para sonhar nem para recomeçar, porque você nunca deixou de sonhar e quando foi preciso, recomeçou a viver com mais qualidade de vida deixando para trás tudo que tolhia o seu desenvolvimento pessoal.
Hoje é Dia dos Pais. No rádio toca uma música que sempre lembra o meu e foi composta por Sérgio Bittencourt em homenagem ao seu falecido pai, Jacó do Bandolim – Naquela mesa. Penso hoje no meu velho pai que nem era tão velho assim e sei também que você pensou no seu Quinzinho, a quem sempre bendiz. Pois olha que mudando algumas palavras eu senti vontade de cantá-la para você, assim:

 

Naquela sala ela sentava sempre/E nos dizia sempre o que é viver melhor/Naquela sala ela contava histórias/Que hoje na memória eu guardo e sei de cor/Naquela sala ela juntava  a gente/E contava contente o que fez de manhã/E nos seus olhos era tanto brilho/Que mais que sua amiga/Eu fiquei sua fã./Eu não sabia que doía tanto/Um lugar vazio, uma casa e um jardim/Se eu soubesse o quanto dói a vida/Essa dor tão doída, não doía assim/Agora resta uma cadeira vazia/E onde éramos as quatro, só ficamos três/Naquela sala está faltando uma
E a saudade dela sempre dói em nós.

Tudo bem,  não estou sendo melodramática, estou apenas com saudades. Sei que você está bem viva e de vez em quando até dá para matar o tempo perdido. Mas é preciso que saiba, você está sempre naquela sala, que agora é  outra, todas as terças feiras. E sua presença é forte, muito forte. Você é uma pessoa que marcou a vida de muita gente e sabe disso. Contando casos seus, ninguém acredita. Quem tem uma amiga, por exemplo, que levou as duas mais próximas amigas para testemunharem o próprio divórcio? Quem tem uma amiga que saiu de um casamento de anos mais forte do que antes e com a cabeça erguida? Costumo dizer que HM e eu sentimos mais a separação de vocês do que você mesma demonstrou sentir. Naquele dia em que o seu casamento teve um fim oficial só você parecia normal, nós e ele estávamos profundamente tristes e eu chorei por dentro. E depois você simplesmente inventa de passar férias em Divinópolis e não volta mais?

Não vamos falar de coisas tristes, vamos falar de coisas boas, dos livros que está comprando, das coisas que está fazendo. Ou pelo menos vamos pensar nessas coisas para por o papo em dia quando formos aí visitar você. HM e eu estamos planejando, espero conseguir dar um jeito em nossas agendas, já que agora sou uma mulher muito ocupada, com dois pequenos para cuidar.

Espero que seu dia tenha sido bom, não, que tenha sido ótimo. E até qualquer dia, pra gente se abraçar e conversar a noite inteira.
               Beijos agradecidos da

                                             Merô

   - Foi emocionante receber essa carta via Recanto das Letras:chorei e me senti uma criancinha ninada...    Pedi permissão pra dividir minha emoção com vocês.                     

 

 

 



terça-feira, 16 de agosto de 2011

Derretendo o gelo

"É impossível ter um pensamento depressivo quando estamos dispostos a dar boas risadas.
O riso pode ajudarnos a olhar para a nossa própria vida de uma perspectiva nova e estimulante.
Quantas vezes estamos levando a vida a sério demais e causando dor e sofrimento desnecessários.
O humor torna as coisas fluídas, derrete o gelo e revela a verdadeira beleza de cada ser."
Ria: é bom para o corpo e a Alma."
-Anjo do Humor, em Meditando com os Anjos, de Sônia Café
"

- Sempre acreditei e pratiquei o bom humor,mesmo com a alma despedaçada.E funciona: demora um tempinho,mas logo os pedaços se juntam e novamente estou livre,leve e solta.Feliz!

domingo, 14 de agosto de 2011

"O tempo gotejando...."

Tão sutilmente em tantos breves anos


Tão sutilmente em tantos breves anos
foram se trocando sobre os muros
mais que desigualdades, semelhanças,
que aos poucos dois são um, sem que no entanto
deixem de ser plurais:
talvez as asas de um só anjo, inseparáveis.
Presenças, solidões que vão tecendo a vida,
o filho que se faz, uma árvore plantada,
o tempo gotejando do telhado.
Beleza perseguida a cada hora, para que não baixe
o pó de um cotidiano desencanto.
Tão fielmente adaptam-se as almas destes corpos
que uma em outra pode se trocar,
sem que alguém de fora o percebesse nunca.

_ Lya Luft- 




_ Hoje completo 62 anos e é esse o presente que desejo: o pó de um cotidiano desencanto se transmutará,sempre,em esperança,através da minha resiliência.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Magia

"Mas preciso de magia
Não consigo viver em preto e branco."

-Chorar,esperneando.Refletir,aceitando.Se conhecer,se amar e se perdoar.E acreditar que tudo passa e que serei um ser humano melhor,depois da tempestade.
-Ontem descobri que essa responsabilidade é minha: transformar o preto e branco em uma mágica de esperança e renovação.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Dançando a vida

" Viva como se não houvesse amanhã;
   Ame como se nunca fosse se machucar;
   Trabalhe como se não precisasse do dinheiro
    E dance como se ninguém estivesse olhando."

_ Fui comprar um cartão para uma amiga e comprei esse pra mim: identificação à primeira vista.
   Se não tenho certeza do amanhã,vivo o Hoje.
   Machucados se curam.Mesmo os provocados pelo amor.
   Dinheiro? A cigana leu na minha mão: nunca o terei de sobra mas sempre o necessário.Querer mais pra quê?
   E dançar é uma alegria sem fim,com gente olhando ou não.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Chamado


        "Pensa sem mágoa,que a alma revê
        lapida teus sentidos
        areje um canto
        aniquile as sombras
        desse ser.
        Supere.
        Chama-te a viver."
 - Patty Vicengotti -

-Eu chamo a Vida e Ela sempre me responde a sua maneira e me ensina a humildade,a aceitação ,a gratidão.E a alegria por estar viva.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Certeza


            " O melhor é a incompletude!"

_Acabo de voltar pra casa,depois de mais de quinze dias curtindo filhos,norinhas e os netos amadinhos.Não é fácil deixá-los.Mas sei que outros dias virão e construiremos novos momentos de partilha e alegria.E é essa nossa incompletude que nos presenteia com infinitas possibilidades.