segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Walt Whitman -1 -


             " Eu celebro a mim mesmo
                       e o que eu assumo você irá assumir
                       pois cada átomo que pertence a mim
                       pertence a você.
                       Vagabundeio com minha alma...
                        observando uma lâmina de grama no verão."
      

            -" Walt Witman é um indecoroso messias da literatura,que nos convida a participar de sua vadiagem cósmica e de seu auto-erotismo metafísico.O século 20 celebrou-o como inventor do verso livre,mas para o crítico Harold Bloom,o brilhantismo desse poeta foi resgatar o potencial xamãnico da literatura.Em algumas sociedades arcaicas,o xamã é uma figura que oscila entre diversos mundos e que, por isso mesmo,é capaz de falar com clareza sobre todos eles.
            Assim foi Witman.Celebrou a simesmo como emblema do universo - uma celebração que,para ganhar  a necessária força e gigantismo,também abarcou a dor,a baixeza, a derrota,conforme demonstra sua curta e inesquecível linha:
            "Eu sou o homem.Eu sofri.Eu estava lá."

( in Folhas da relva - texto de José Francisco Botelho- Revista Vida Simples - fevereiro de 2011 )

-Li e gostei....vou continuar amanhã.

3 comentários:

  1. Que lindo. Adorei. Me senti como a mulher da foto ao ler o texto. Boa semana

    ResponderExcluir
  2. Oi Maria. Eu sou a "mulher da foto". Ficou feliz que tu tenhas associado a minha foto com um texto tão bonito. Esta foto foi tirada pelo meu marido no Jardim do palácio de Versailles, na França, em outubro do ano passado. Foi uma viagem maravilhosa e um dia muito feliz. Eu realmente não me importo que tu tenhas utilizado minha imagem sem pedir a autorização, mas notei que tu não tens o hábito de citar as fontes das imagens que estão no blog. Do mesmo jeito que citas a autoria do textos, deves citar a fonte das imagens, ok?! Fica a dica. um abraço, Juliana.

    ResponderExcluir
  3. Juliana: bem que eu tento citar a fonte das imagens que uso,mas quase nunca as acho...aí no meu blog tem um post em que peço desculpa e tb aos autores das fotos que entrem em contato comigo,como vc fez..peço desculpas e fico grata....beijos amigos da maria neusa

    ResponderExcluir