quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

4- Epitáfio


                    Eu procurei por ela.E a encontrei,num mármore negro ( vi muitos túmulos mais suntuosos).
Rodeado de pessoas,turistas,como eu : " Para sempre viva no coração do povo argentino".Melhor epitáfio?
Não existe!Centenas de  ruas com suas casas singulares,guardadoras da tentativa humana do não esquecimento.Do  estar aqui,em ossos,em pó,em palavras de saudade.Ruas estreitas.Algumas flores.O rosto
 de Evita Peron,dentro de mim.E meus pensamentos perplexos,repetindo:carpe diem!carpe diem!Atravessei o portão do cemitério Recoleta,de volta.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

3 - Anônimo


                          Ele caminha pelas ruas desertas de Paris.A neve caía há horas e ele a sentia sobre sua cabeça descoberta,embevecido.Passara as duas últimas horas tentando achar um ponto de táxi ou...Buscava no pequeno guia de bolso uma orientação.Quando ouviu passos,se virou e dois policiais o encaminharam.Estava a poucos metros da entrada para uma estação do metrô.Quando os viu se afastarem,subiu correndo as escadas.Queria de volta aquela sensação de anonimato e abandono.Ele caminha pelas ruas desertas de Paris.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

2 - Boa samaritana


                          A praça estava vazia naquele entardecer frio de junho. Ela o viu atravessar a rua e o reconheceu.Os  cabelos anelados,agora com fios prateados.Óculos com lentes espessas e um livro nas mãos,sempre.Sorrindo,se levantou do banco e o gesto com que o chamaria ficou preso no ar.Vinte anos atrás eram jovens e apaixonados. As lembranças hoje eram doces e reconfortantes. E ao deixá-lo ir,dividiu-as com ele mais uma vez.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Apresentação


Apresentação

         Contar histórias é um hábito,um dom.Pode ser uma profissão.Há os que defendem que é uma necessidade,transmissão de tradições e valores,de conhecimento e cultura. Uns gostam  de ouvir,outros de criar.A inspiração pode vir da vida cotidiana,do devaneio,da fantasia,da memória,da história que alguém contou há muito tempo...Neste livro,vários contos biográficos e de ficção ( até que ponto é possível separar estes mundos?) de uma autora que realiza,há tempos, a tarefa de ajudar aqueles que se embaraçam com as palavras a se tornarem amigos das letras,das frases,da Língua. Agora é
hora de entrar em contato com esse mundo de historinhas ( pequenas só no espaço que ocupam nas folhas), com esse mundo interior da escritora,que até agora enganou todo mundo disfarçada em professora....
                 Lavras,17 de maio de 2006
                 Luís Gustavo Guadalupe Silveira

_ Em 2006,recebi um desafio: por que você não publica um livro de mimi-contos ilustrados por seus amigos e amigas? Enfrentei-o e durante todo o ano me ocupei para que ficasse pronto no Natal - seria o meu presente!Foi um trabalho desgastante,quase desisti no meio de caminho mas finalmente em novembro ele já estava prontinho,aguardando a distribuição dos presentes natalinos.Arrumando uma gaveta,reencontrei-o.Decidi publicar os meus favoritos aqui, no meu blog .Transcrevi  a apresentação,escrita pelo meu filho mais velho,filósofo e professor de Estética na Universidade Federal de Uberlândia.

            Maria Neusa em dezembro de 2010
























domingo, 19 de dezembro de 2010

1- Enigma



                      Toda noite ela pega seu livro predileto e lê o mesmo trecho: a heroína,uma dona de casa
                       de meia-idade,cansada de se sentir invisível,veste um roupão por cima do maiô e    sai
                       caminhando pela orla marítima.Entra no primeiro ônibus que para a seu sinal.E parte para
                       um destino desconhecido.Toda noite,o marido chega do bar,tira o livro aberto das mãos
                       da mulher adormecida e se pergunta: por que ela sorri ?

                         ( Maria Neusa
                              em janeiro de 2006)                     

sábado, 18 de dezembro de 2010

" Se bem me lembro..."


                       Crônica familiar: é uma pequena história,escrita há anos.Uma manhã,uma fazenda,um carro-de-boi,um guia e vários meninos rindo,felizes.Uma pedra no caminho,o carro se desiquilibra.Os primos se agarram,um irmão pula e o outro fica dependurado com as pernas no ar, a poucos centímetros da roda.O pai corre,corre,corre e salva  o filho de ter as pernas esmagadas.Alívio! E risadas nervosas na hora de contar para a mãe.( esse foi o fato que relatei....)

                      - Tenho uma sobrinha de dez anos,terminando o quarto ano do ensino fundamental.A proposta, trabalhada com a professora de Língua Portuguesa, foi entrevistar uma pessoa  da família .Fiquei surpresa : ela me escolheu e, toda compenetrada, veio me entrevistar numa quente manhã de sábado.Passamos horas conversando e ela querendo saber detalhes: quantos anos eu tinha quando o fato escolhido acontecera,por que a fazenda tinha aquele nome.....Beijos de agradecimentos e lá se foi ela, toda faceira,pronta para a segunda etapa: transformar aquela memória em um conto na primeira pessoa.Meses depois recebi o convite para o lançamento do livro de contos da turma( antes eu enviara uma foto minha).Numa escaldante noite de dezembro pais e convidados se reuniram e viram,emocionados,as crianças autografarem o livro coletivo."Vai ter coquetel depois",me sussurrou a sobrinha,toda feliz.Sessão de fotos e risos.Nossa noite terminou na sorveteira da praça.E continua aqui,nessa minha reflexão: a escrita e a leitura devem ser próximas das crianças.Devem ser por elas apropriadas e transformadas em experiências lúdicas de reeleituras.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

"A bênção da amizade nos sustente..."


                   " Que o sussuro do vento te acompanhe no caminho com sua música.
                      Que a luz do sol ilumine o céu onde parares.
                       Que a bênção da amizade seja tua ao longo dos teus dias
                        e no côncavo de suas mãos protetoras te sustente."
                              ( Virgínia Boswell)

                 - Ontem saí com minha amiga Sílvia: uma jovem mulher de 38 anos,minha ex-aluna de redação e agora minha amiga .Fomos nos despedir de 2010 e colocar os assuntos em dia.No princípio as palavras se atropelam,na  ânsia de se libertarem.Mas quando nos acalmamos,os momentos são degustados com alegria e compartilhamento.Era quase meia-noite quando nos despedimos com promessa de um novo encontro  em 2011.Peguei emprestado os versos dessa poeta pensando em todas as minhas amizades,ausentes e presentes nesse ano que se despede.Que a bênção da amizade nos sustente!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

De ponta cabeça


                            " Os deuses criam-nos muitas surpresas. O esperado não se cumpre e ao inesperado um deus abre o caminho." 
                            ( Eurípedes)
                       
   - Sempre acreditei nisso....faço listas e listas de possibilidades .O inesperado vem,me derruba de ponta cabeça.E me faz feliz!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Enche a Taça...


               Formamos um grupo, desde fevereiro: duas psicólogas,nossas mentoras.Um rapaz de 26 anos e uma  jovem mulher de 30 anos.Cinco senhoras,avós de primeira e segunda viagem,uma estreando essa milagrosa notícia : vou ser avó!!!  agora no final de ano, mais duas senhoras :uma chega de moto-táxi e a outra depois de uma viagem de duas horas.
Nove seres humanos em busca do autoconhecimento e através dele chegar à alegria,à paz,ao amor a si mesmo e ao próximo.Reuniões todas às quarta-feiras,faça chuva,faça sol.O grupo cresceu e se fortaleceu.
               Hoje,nos reunimos no meu apartamento para uma confraternização: troca de presentes( Amigo oculto) com um cartão-vivo: com gestos e palavras ,cada um era o cartão entregue ao outro.Depois,um almoço delicioso: frango à mexicana,arroz branco,batata palha, salada verde.A sobremesa fechou a manhã,com um segredo de família revelado: um pires de queijo  ralado no pudim de leite condensado.
              Ao meio dia,cozinha arrumada,um a um foram se despedindo.No ano de 2011 voltaremos a nos encontrar,se Deus quiser,toda quarta-feira.Fiquei emocionada e me vieram as palavras de Omar Khayyam:
    
  " Ah,enche a Taça - de que vale repetir
    Que célere passa o tempo sob nossos pés?
     ( ... )
    Por que nos afligirmos com eles,
    Se o Hoje pode ser Doce?"

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

" Hino ao sono"


                   " ( ... ) vens lentamente vindo enrolar-me na lã de teu fluido agasalho.
                      E como uma flor branca embebida de orvalho,a suave languidez de tua alma se diluindo,cobre todo o meu ser e no teu ser me espalho,como um som que se escuta a ampliar-se sumindo...."
  ( Gilberto Mendonça Teles)
         
                     - São quatro horas de uma madrugada quente de dezembro.O calor me tirou da cama.Como sempre faço todo dia, me pus a pesquisar um mote para escrever no meu blog.Achei essas poéticas palavras sobre o sono...quem sabe assim ele retorna e me enrola,me perfuma e me seda.

O essencial


                      " Prioridade é aquilo que é essencial.O essencial é aquilo que não pode não ser.
                        Fundamental é aquilo que dá  fundamento para se chegar ao essencial.É apenas a escada.
                        A simplicidade é a capacidade de fruir,vicenciar,saborear o essencial: a amizade,a solidariedade."
                            ( Mário Sérgio Cortella)

                     - Kit básico para o bem-viver! Dedico-me a colocá-lo  em prática,um dia de cada vez.

domingo, 12 de dezembro de 2010

O desalento do anjo


                  Angelus Novus é uma aquarela do pintor suíço Paul Klee.Na pintura ( que não é essa que aqui coloquei:ela me assustou tanto.....)uma desajeitada figura angélica parece voar em marcha ré,com os olhos fixos no caminho que vai deixando para trás.
                 Walter Benjamim,filósofo alemão (1982 - 1940) escreveu sobre  ela: " O anjo da história deve ter esse aspecto.Seu rosto está dirigido para o passado.Onde nós vemos uma cadeia de acontecimentos,ele vê uma catástrofe única,que acumula incansavelmente ruína sobre ruína e as dispersa a nossos pés.O anjo gostaria de deter-se para acordar os mortos e juntar os fragmentos.Mas uma tempestade sopra do paraíso e prende-se a suas asas com tanta força que ele não pode mais fechá-las.Essa tempestade o impele irresistivelmente para o futuro,ao qual ele vira as costas,enquanto o amontoado de ruínas cresce até o céu.Essa tempestade é o que chamamos de  progresso."
                  Li essa reportagem na revista Vida Simples de dezembro/ 2010 e fiquei impressionada: escrita há mais de sessenta anos ela continua real: as ruínas da humanidade se acumulam muito e tanto ,que vai nos sufocar e extinguir.Não gosto de ficar de braços cruzados assistindo   meu  planeta ruir.Convido a todos para um reflexão: o que estou fazendo( ações) para impedir que isso aconteça? Eu tenho consciência da minha importância: meu pequenos gestos cotidianos de cuidado com meu meio ambiente e minha gentileza com o outro ser humano são escolhas.Eu as tranformo em ferramentas de regeneração desse anjo desalentado: quero fazê-lo acreditar que é possível: vamos transmutar o caos em paraíso.Aqui!Agora!

sábado, 11 de dezembro de 2010

Verso e prosa

   
                    Nesse final de ano,antes do Natal,me presenteei com três livros de Roseana Murray:
                 
                      1 - Carteira de indentidade:
                           " a Palavra exata para descoberta do Enigma?
                             o Vento correndo com os Cavalos selvagens?
                             as Perguntas invadindo a Noite ardente?
                             Na beira do Céu , um Pégaso?
                             a Alma ancestral dentro do Rio caudaloso?
                             Antepassados são Música da Existência?
                            E a pergunta final:
                             Impressão digital: quem sou?"

                    2- Vento distante:
                         Histórias mágicas,que brincam com o belo e o suspense.Ilustrações delicadas,uma prosa cheia de poesia,reencontros ,mistérios.

                   3- Pequenos contos de leves assombros:
                       Li-os de um só fôlego.As ilustrações de Alberto Llinares me assombraram.As histórias me prenderam e me libertaram: eu abri os braços para receber a braçada de flores azuis.

                    - Descobri,feliz,que gosto tanto de Roseana Murray verso quanto Roseana Murray prosa.. 

              

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

" Síndrome do poente"


                       " Todos os dias ela acorda e não reconhece a própria casa,não reconhece os filhos,não reconhece os netos.Quando olha no espelho,enxerga uma menina. O espelho é o único que não mente."
                       ( Flávio Machado)

                      

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Difícil

                    Sou uma listadora de primeira! Faço listas para facilitar meu cotidiano e não deixar meu cérebro me pregar peças.Estão sempre pregadas na porta da geladeira.Tenho as especiais,guardadas em meus cadernos de estimação.Hoje resolvi compartilhar uma com vocês:
                                  
       " Acione sua criatividade:
                                  1- alimente seu repertório cultural:músicas,livros,shows...
                                   2- Comece a inovar no dia-a-dia:ouse aquele corte de cabelo!
                                   3- Converse com as pessoas: para mim,a mais fácil de todas.
                                  4- Escute músicas novas,dance: danço dentro da piscina  e me sinto leve.
                                  5- Provoque sua mente: esse blog é um desafio.
                                  6- Evite fórmulas prontas:receitas prontas para nossos problemas existem em abundância.Fujamos delas."
                           
                               - Fácil de escrever.Fácil de entender.Difícil de praticar.Mas eu tento todos os dias.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

ELE EXISTE!!!!


            Em 1897,Virgínia escreveu uma carta ao editor do The New York Sun:
           " Caro editor,tenho oito anos de idade.Alguns de meus amigos dizem que não existe papai Noel.Por favor,conte-me a verdade.Papai Noel existe?"
            Francis Church,editor do jornal,publicou sua resposta:
            " Virgínia,seus amiguinhos estão errados.Eles foram afetados pelo ceticismo de nossa era e não acreditam em nada,exceto no que veem.Eles pensam que nada pode existir se não puder ser compreendido pelas suas mentes pequenas.( ...) Sim, Virgínia,Papai Noel existe.Assim como existem,certamente,o amor,a generosidade e a devoção,e você sabe que essas coisas nos cercam e trazem para nosso mundo beleza e encantamento em sua mais elevada concepção.Como seria triste o mundo se não houvesse Papai Noel.Seria tão triste quanto se não houvesse Virgínias.Se isso ocorresse,não haveria a fé infantil nas coisas,nem poesia nem romance para tornar mais tolerável nossa existência.A luz infinita com a qual a infância ilumina o mundo se extinguiria. Papai Noel!Graças a Deus ele vive e viverá sempre.Daqui a milhares de anos,Virgínia,ele continuará  a alegrar o coração da infância."
( In  Revista Vida Simples- dezembro de 2010 -  por Luiz Alberto Marinho) 
       
  - Li esse artigo na minha volta do Correio: eu fora buscar uma cartinha de uma criança ,que pedia ao Papai Noel uma boneca. As palavras escritas há 113 anos foram vaticinais: a crença no velhinho que deposita presentes debaixo da árvore de Natal embala o mundo em esperança de amor ao próximo.E paz!!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Tempo de amadurecimento


                    " Você tem algo a oferecer à  humanidade,como uma semente que germinará em ação harmoniosa,quando aprender a sempre seguir a sua orientação interior.Às  vezes você precisa tomar decisões acerca do melhor caminho a seguir.Não force nada.Deixe que a decisão amadureça naturalmente dentro de você.Confie na verdade,na orientação e no discernimento de seu guia interior."
( Cura vibracional prática de Rowena Pattee Kryder)

                     - Nomeio todos os meus medos e os coloco na terra da minha insegurança: calor,estrada,chuva,cansaço,indisposição....
                     - Jogo adubo: leituras e conversas com amigas.
                     E espero.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Sejam benvindas!


                      " As lembranças me chegam de vez em quando;iluminam por um instante como estrelas que espetam a noite.Mas quando estendo as mãos para pegá-las,derretem-se,como se chegasse o dia.Todos os meus sentidos têm lembrança,sabores,cheiros,até mesmo o toque das coisas."
           ( In " A dama das amêndoas,Marina Fiorato)
                   
                      - O anoitecer apreciado  da janela do meu apartamento
                      - O gosto do sorvete gelado na tarde quente
                      - O café,alento e conforto no meio da tarde
                      - Tocar os cabelos de Yuri e arrepiar com seu perfume
                      - Ouvir a risada de Luana e me sentir viva
     As lembranças me atropelam e lhes dou boas vindas.Diariamente.               

domingo, 5 de dezembro de 2010

" que chacun donne ça lumière ?"


                     Le miracle vient de partout...
                     Des fléches qui ratent leur cible
                     De ceux qui voulaient l'impossible
                     Et qui l'atteigment tout à coup."
                                  ( ...)
                    Que chacun donne ça lumière?
                                       ( canta Guy Béart)

                  ( o milagre vem de todo lugar
                     das flechas que erram seu alvo
                     daqueles que queriam o impossível
                     e que o alcançaram de repente
                  ( não basta para começar)
                    que cada um lance sua luz?)
           
                ( In Avaliação desmitificada,Charles Hadji)

         - O  domingo,aqui nas Gerais,amanheceu azul e amarelo,prometendo mais um dia quente.
         Me lembrei das últimas fotos que vi de Lyon: neve ,neve,neve...Me lembrei de Carlos Henrique( meu filho caçula) e Iara( minha norinha bailarina). Sempre que me lembro deles esses versos iluminam meu dia: eles lançaram sua luz em terras distantes e suas conquistas cotidianas atravessam o Atlântico.E me confortam,e me fazem acreditar que milagres são feitos através de nossas mãos sonhadoras e determinadas.
 

sábado, 4 de dezembro de 2010

Peço licença!


                               Há anos comprei o livro Perdas necessárias, mas nunca o li.Ao arrumar meus livros recém chegados,lá estava ele,na estante,esperando por mim.Vou lê-lo brevemente,pensei, e  lhe arrumei um lugar de honra,entre meus tesouros.E ele continua lá,enterrado.
                               Nunca sofri uma perda abrupta,brutal.Imagino como deve deixar marcas irremovíveis de revolta,raiva e dor.Minhas perdas vieram em pequenas doses.Doloridas,amargas inevitáveis,mas sempre anunciadas.Deixando um caminho que,de vez em quando,teimo em percorrer,com  olhos molhados e coração apertado,mas me sentindo possuidora das lembranças das coisas que vivi.Ao perdê-las,abro espaço para novas vivências,que recebo com alegria e esperança.
                              Este é um dos ciclos da Vida.Ou o único? Enquanto tenho dúvidas,peço licença.
                              Batem à minha porta e eu vou lá conferir!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Sobrevivência


                     Para a psicoterapeuta Maria Helena Pereira Franco,coordenadora do Laboratório de Estudos sobe o Luto da PUC - SP ,todos nós somos capazes de acender uma vela quando a vida fica sombria demais.Uma pessoa, que foi criada em um ambiente seguro,possui fé ( em si mesma ou em algo superior) e está cercada por uma rede de apoio: família,amigos, tem mais chances de vencer as dificuldades.
                     O luto é vivido também em situaçãos de separação,de desemprego,de exílio." Diante do luto entendemos que um ciclo terminou,que determinada coisa ou pessoa não fará mais parte do nosso cotidiano,mas isso não significa apagá-la completamente,e sim dar a ela um novo lugar em nossa memória,um novo significado em nossa vida."
                    Para a especialista mergulhar na dor é o primeiro passo para a verdadeira recuperação.Não é positivo fingir que nada aconteceu ou tentar substituir o que foi perdido.O enlutado,ao encarar sua dor,perceberá que é difícil mas ele está vivo e precisa seguir em frente.
                   - Há 3 anos precisei encarar minha perda( terminei um casamento de 27 anos),precisei aprender a deixar de fingir que nada acontecera.Cercada pelo amor de minha família ( filhos e irmãos e irmãs) , pelo amor de meus amigos e apoiada na fé em mim mesma e " naquele que tudo cria e pode",aceitei a perda,vivi o luto.Hoje está mais fácil caminhar.Livre.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

" Só por hoje!!"""

          
                       Choveu a noite toda,alívio! E agora,quase no meio da manhã, escorre uma água mansa e fininha do céu.Cida,minha faxineira ,chegou há quase uma hora e meu apartamento já está perfumado,como gosto.Refiz,mentalmente,minha lista das coisas para fazer nas ruas da cidade: acupuntura,buscar fotos,mandar fazer um novo maiô.Tarde livre: vou ler,escrever,fazer embrulhos de presentes de Natal.Surpresas,só as que Vida nos presenteia cotidianamente.Estou tentando fazer desses mantras: 24  horas!Só por hoje! meu caminho.Se não hoje,quem sabe conseguirei amanhã???!!!!!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

"Veludo áspero"


                         " Para falar do medo
                           chamo a noite,
                           seu veludo áspero
                           na garganta.
                          Chamo as raízes
                           apodrecidas no cerne
                           da terra,
                          chamo as notas
                          estridentes
                          de um violino quebrado.
                         Para falar do medo,
                         escrevo  no quadro-negro
                         a palavra mortal."
                                 
                                    
                                        Roseana Murray
                                in Carteira de Identidade
    
   - Escondo meus medos atrás das máscaras cotidianas da aceitação e da alegria.
     Encarar com coragem os medos!Esses versos me desafiam.E eu aceito: vou mergulhar e dar nomes,
     e, quem sabe,senti-los correr livres em mim.